Video Of Day

Os maiores jogadores da centenária história do Sport Club Internacional

Boa noite, irmãos vermelhos!

Enquanto temos uma semana calma no que diz respeito aos jogos do nosso amado Inter, estive pensando nos meus tempos de infância e das razões que me tornaram um colorado fanático.
Resolvi então, publicar aqui neste espaço um pouco sobre a carreira de alguns dos maiores e mais importantes jogadores que vestiram nosso manto sagrado.

Acho que esta matéria é muito importante, principalmente para os colorados mais novos que não tiveram o privilégio de acompanhar a carreira desses consagrados craques.

Postarei aqui uma mescla de jogadores de variadas gerações e que de mim, tiveram (e tem) uma grande admiração. Lógico que poderão discordar de alguns atletas, afinal eu mesmo poderia colocar mais uma dezena deles, facilmente.

Mas espero não estar fazendo nenhuma injustiça com os que aqui aparecerão.


Vamos a eles?

1) Paulo Roberto Falcão:



Há quem diga que se trata do principal jogador do Inter em todos os tempos e é provável que seja verdade. Falcão já era titular do clube com apenas 19 anos e foi o protagonista dos principais momentos da história colorada. É um dos poucos que participaram dos três títulos brasileiros, tendo atuações contra o Atlético-MG em 79 e Palmeiras em 76, ambas semifinais dos nacionais, que até hoje são lembradas. Fez história ainda na Seleção Brasileira e com a camisa do Roma.












2) Fernandão:

As duas taças mais reluzentes da sala de troféus do Inter foram levantadas por Fernandão, mas não é só. O Capitão América estreou fazendo gol em Gre-Nal com a camisa colorada e rapidamente construiu uma relação de muito afeto com os torcedores. Sua liderança e personalidade foram a tônica das quatro temporadas a serviço do clube com o qual, além do Mundial de Clubes e da Libertadores, venceu a Recopa Sul-Americana, a Copa Dubai e dois Campeonatos Gaúchos. Centroavante e meia, alia o faro de gol com uma técnica e visão de jogo impressionantes.







3) Valdomiro:


Jogador com mais partidas disputadas na história do Internacional, o ponta Valdomiro esteve em campo em todos os oito títulos gaúchos consecutivos, de 69 a 76, marca inatingível em todo o Rio Grande do Sul. Em mais de 800 jogos com a camisa colorada, ficou marcado como um jogador dedicado, além de exímio cobrador de faltas. Em 1980, deixou o Inter depois de 11 anos para jogar na Colômbia, mas já retornou no ano seguinte e venceu seu décimo estadual em 82.

















4) Elias Figueroa:

Se o chileno Figueroa é um dos maiores zagueiros de todos os tempos, isso se deve principalmente ao que fez com a camisa do Internacional entre 1971 e 1976. Autor do gol do primeiro título brasileiro da história colorada, jamais perdeu um Gre-Nal e foi três vezes eleito o melhor jogador da América do Sul. Ainda trabalhou como técnico e dirigente e se declara gaúcho e colorado de coração.














5) Carlitos:




Jogador mais efetivo do Rolo Compressor, Carlitos é o maior artilheiro da história do Inter, com a qual anotou 485 gols entre 39 e 51. No período, venceu dez títulos gaúchos e jamais vestiu uma camisa além da colorada, o que reforçou sua identificação com o Inter. Em seu currículo, ainda registra 42 gols em Gre-Nais e a marca de jamais ter desperdiçado um pênalti na carreira.

















6) Tesourinha:



Se Carlitos foi o mais efetivo, não há dúvidas de que Tesourinha era o mais virtuoso do Rolo Compressor. Ponta habilidoso e driblador, ele ganhou comparações com Garrincha e só não jogou a Copa de 50 em razão de uma lesão de última hora. Dono de oito títulos gaúchos, ainda foi vendido ao Vasco e, no fim da carreira, chegou a jogar rapidamente no Grêmio. O que não tira seu brilho no Inter, onde está ao lado de Falcão e Figueroa entre os maiores de todos os tempos.




















7) Manga:




Um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, Manga construiu parte de sua brilhante trajetória com a camisa do Inter. Camisa 1 da equipe bicampeã brasileira de 75-76, formou uma das maiores defesas que o clube já teve, com Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria. Ágil e discreto, ele era elástico embaixo dos paus e ainda causou polêmica, depois, quando se transferiu para o Grêmio, quebrando um acordo informal entre os clubes de não contratar jogadores do rival.








8) Gamarra:

Durante três temporadas no Beira-Rio, Gamarra conseguiu parte da idolatria que Figueroa teve nos anos 70. Em um momento difícil da história do clube, o paraguaio se transformou em liderança t
écnica e moral sobre o grupo, tendo vencido o Campeonato Gaúcho de 1997, impedindo o tricampeonato de um Grêmio muito superior. Deixou o clube em
seguida, mas ficou marcado para sempre.








9) D'Alessandro:


Craque atual, o argentino resume o sentimento da torcida aliando raça e técnica para orgulho da torcida colorada. Comprado no segundo semestre de 2008 pelo Inter, uma das maiores contratações da história do Clube, D’Alessandro conquistou dois importantes títulos que faltavam na sua carreira com a camisa colorada: Copa Sul-Americana e Libertadores da América. Também já deixou sua marca em clássicos Gre-Nais, com muitos gols e atuações decisiva. Um de seus dribles mais famosos é chamado de ‘La Boba’, que consiste em uma puxada rápida com a bola para trás e seguidamente para frente.







10) Iarley:


Marcou sua passagem no Inter justamente na partida mais importante de nossa história, na final do Mundial de Clubes, em 2006.Foram dele o drible desconcertante num espanhol e o passe mágico para Adriano Gabiru marcar o gol do título. Só por isso já se tornou inesquecível.
Iarley marcou 17 gols em 61 jogos, média de 0,28 gols por jogo.
Dos 17 gols marcados, 14 foram de pé direito e 1 de pé esquerdo. Foram 15 gols de dentro da área e um de fora da área. O currículo de gols pelo Inter também registra dois gols de cabeça e um gol de bicicleta.
Foi responsável por 10 assistências (passes para gols) desde que chegou ao Inter.


Concordam?
Discordam?
O importante nisso tudo, é que cada um em sua época fez por merecer aparecer aqui.
Opinem!
Um grande abraço colorado a cada um de vocês.
SEMPRE INTER!!!
Os maiores jogadores da centenária história do Sport Club Internacional Os maiores jogadores da centenária história do Sport Club Internacional Reviewed by Redação on 14:51 Rating: 5

Um comentário

  1. ADOREI!!!
    CLARO QUE PODERIA SER CITADO INFINITOS NOMES.
    MAS ACHO QUE NESTA TUA LISTA ESCRITA ESTÁ FALTANDO O CLEMER, QUE FOI O GOLEIRO MAIS VITORIOSO DOS 103 ANOS DO INTER.
    MAS TÁ MUITO BOM.
    BEIJOS

    ResponderExcluir