verdade ou mentira? Beira-Rio + 1 semana...
Informação foi divulgada na Suíça, onde o Brasil fará amistoso neste terça

No último sábado, a Andrade Gutierrez divulgou uma nota atribuindo ao Banrisul a responsabilidade pela demora na assinatura do contrato com o Inter. As obras estão paradas há quase 250 dias
- Informamos que, em decorrência de várias reuniões realizadas nas últimas semanas com executivos do BNDES e do Banrisul, que atua como agente repassador dos recursos do BNDES via ProCopa, um plano sólido de garantias referente ao conjunto de investidores que formarão a SPE foi apresentado ao Banrisul. Até o momento, não houve o retorno quanto à aprovação deste plano - informa a nota.
Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta segunda-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, também admitiu a possibilidade do Beira-Rio deixar de sediar os jogos do Mundial.
- Se a Copa será no Beira-Rio ou não, eu não sei. Tenho minhas dúvidas. Temos de fazer um esforço para ser no Beira-Rio. Mas o esforço que temos de fazer é para que a Copa saia aqui em qualquer hipótese - disse.
Entenda o caso
Em maio de 2009, Porto Alegre foi confirmada como uma das sedes da Copa de 2014. Como a Arena do Grêmio ainda estava em fase de estudo, o Beira-Rio, estádio do Inter, foi escolhido para abrigar os jogos. Porém, teria de ser reforçado para atender exigências da Fifa.
No final de 2010, o Inter fecha parceria com Andrade Gutierrez para a realização dos reparos no estádio. A previsão de conclusão da obra era de dois anos e meio. Pouco mais de seis meses depois de iniciar a demolição das arquibancadas, o Inter interrompe as obras, para evitar os gastos que seriam da construtora.
Desde de junho de 2011, mas nenhum operário foi visto no estádio e a obra segue estagnada. A construtura buscava parceiros para bancar a reforma. Na última semana, divulgou nota e culpou o Banrisul por não liberar o financiamento que garantiria a continuidade dos trabalhos. Até hoje o contrato formal da parceria com o Inter não foi assinado.
A Arena do Grêmio já tem mais de 50% da obra concluída e deve ser inaugurada em novembro deste ano. Com capacidade para 60 mil lugares. Em um primeiro momento, o local seria utilizado apenas como campo de treinamento durante a Copa. Mas com o impasse envolvendo o Beira-Rio, o futuro estádio ganha força na briga para sediar jogos do Mundial.
Fonte: GLOBO ESPORTE até ás 17:35 27/02/2012
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
__________________________________________________________________________________
Já a fonte da UOL diz::
Inter quer reunião com empreiteira para ter posição sobre imbróglio das obras
O Internacional quer uma posição concreta, e atualizada, da construtora Andrade Gutierrez sobre a busca do financiamento junto ao BNDES. O presidente do colorado, Giovanni Luigi, pretende agendar um encontro com os executivos da empreiteira para quarta ou quinta-feira.
“Eu pretendo conversar com a construtora nesta terça. Exatamente para ter ideia de qual a questão está originando o impasse”, disse Luigi.
O mandatário, no entanto, foi contraditório sobre o dia do encontro. E como ele ocorrerá. Primeiro disse que falaria com a Andrade Gutierrez por telefone, sem direito a reunião. Depois, informalmente, prometeu um encontro cara a cara com os executivos.
Sem máquinas no estádio Beira-Rio há quase 250 dias, o Internacional garante que não foi procurado pelo COL – Cômite Organizador Local, recebendo prazo para o desfecho do caso. Ou com algum sinal de que poderá perder o status de estádio sede da Copa do Mundo de 2014.
“Não fomos procurados, ninguém falou conosco [...] É claro que a situação preocupa, preocupa desde o começo. E eu espero que este contrato seja assinado. O mais difícil, que era encontrar investidores, aconteceu. Agora tem a questão das garantias. Eu entendo que havendo investidores, a questão das garantias é mais simples de ser resolvida”, comentou o dirigente.
Inter e Andrade Gutierrez negociam uma parceria, com duração de 20 anos, desde o primeiro semestre de 2011. A construtora fez um orçamento de 330 milhões de reais para ampliar as arquibancadas inferiores e cobrir todo o estádio.
O porém é que a empresa só disponibilizará 20% da dinheirama. O restante terá de vir de investidores, que farão parte de uma empresa. A Sociedade de Propósito Especifico, criada pela Andrade Gutierrez, tem que buscar crédito junto ao governo federal. E para isso, precisa de um banco. O Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) foi procurado, mas não aceitou as garantias bancárias apresentadas há cerca de um mês.
verdade ou mentira? Beira-Rio + 1 semana...
Reviewed by Redação
on
12:35
Rating:
Nenhum comentário