Video Of Day

Doping: Nilton e Wellington poderão ficar até 4 anos fora do futebol

Afastados dos jogos do Inter e trabalhando a parte no grupo, Nilton e Wellington  foram denunciados oficialmente pela procuradoria do STJD por doping. Os atletas serão julgados na próxima semana por uso de substâncias ilegais e poderão ficar por até 4 anos afastados dos gramados.

A dupla pode ser penalizada pelo uso das substâncias diuréticas hidrocloroatizada e cloroatizida, consideradas agendes mascarantes e proibidas tanto pelo Regulamento de Controle de Doping da CBF quanto pela Agência Mundial Antidopagem (WADA).

As amostras contaminadas de Nilton foram encontradas em dois exames durante o mês de setembro: após as partidas contra o Corinthians, no dia 16, pelo Campeonato Brasileiro, e contra o Palmeiras, no dia 30, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Wellington, por sua vez, testou positivo para componentes ilegais no dia 23 de setembro, após a partida de ida do confronto contra o Alviverde pela competição eliminatória.

Com os resultados de laboratório, ambos os atletas foram suspensos inicialmente por 30 dias, e, na sequência, elaboraram sua defesa, baseada na teoria de que tomaram suplementos alimentares contaminados com as substâncias proibidas e, assim, fizeram uso delas sem conhecimento. O argumento foi rebatido pela procuradoria.

“A utilização de qualquer suplemento que contenha substância proibida, da mesma natureza da encontrada nos fluidos do atleta, configura doping intencional, trapaça, gera riscos para a saúde do atleta permitindo a aplicação da pena do tipo.”

Assim, o julgamento será realizado com base em violação do artigo 6 do Regulamento de Controle de Doping da Fifa, podendo acarretar em punição de até quatro anos longe do esporte.

Montagem sobre fotos Agência RBS

Doping: Nilton e Wellington poderão ficar até 4 anos fora do futebol Doping: Nilton e Wellington poderão ficar até 4 anos fora do futebol Reviewed by Redação on 18:38 Rating: 5

Nenhum comentário