Video Of Day

Reposta aos Blogueiros que atacam a torcida colorada do Evento da Copa do Mundo



Foi mencionado por um blogueiro de uma grande emissora estadual, de que os colorados estavam mais preocupados com o fato dos gremistas não terem o direito de sediar a Copa do Mundo na Arena do que propriamente com a Copa ocorrer em Porto Alegre, ou no Estádio da Beira Rio, ou mesmo com as obras do Estádio. Alegou este mesmo blogueiro, que isto era um descaso com o Inter, com Porto Alegre e com o evento da Copa por parte dos colorados e que estavam, de fato, mais dispostos a ir contra algo, no caso o Grêmio, que a favor de algo, no caso, todas as demais situações aqui citadas.

Até tem sentido e lógica, mas e dai? Qual o problema disto? Diz pra mim que é mentira e que os gremistas não estavam loucos por um novo Mazembe, diz? Todos os gremistas até o anúncio de que o Município, o Estado e até a Presidência da República, entrassem em ação, eram torcedores contra o fato do Inter ser sede da Copa do Mundo e ironizavam isto para cada colorado, alegando que o nosso Estádio era um remendão e que não iria estar pronto a tempo para o evento da Copa, que iríamos perder esta vaga pra eles, estavam torcendo por uma vergonha nossa, por um deslize de nossa Direção. Agora me vem com o discurso de que não somos colorados de fato, que não nos importamos com o nosso time, nem com a Copa, nem com a cidade.

Pois bem, o Inter se importa com o Inter, independente de Copa, o Estádio já é nosso e continuará sendo nosso depois da Copa. Diferente do Estádio do Grêmio, pois o Olímpico nunca foi do Grêmio e a Arena vai ser deles só depois de vinte anos! O sistema de contrato do inter não foi imposto por nosso Presidente, não foi feito com ajuda de uma Secretaria Estadual, foi discutido com o Conselho e com os Sócios do Clube e negociado, sendo que a proposta foi alterada tantas vezes quantas fossem necessárias, até agradar a todos, ou seja, os colorados se importaram com o clube e com os reflexos disto após a Copa do Mundo. A Copa vai, o clube fica!

Se os colorados se importam com a Copa, é, ta, é legal, é bom para a cidade, ajuda a promover o Estado e neste sentido o Inter promove uma ação social que de fato orgulha os colorados, mas não se enganem, isto não é de agora, não é por conta da Copa do Mundo. O Inter sempre fez ações deste tipo, desde sua fundação, quando nasceu para combater o preconceito causado por um time que não admitia negros, judeus e italianos jogando em seu campinho. O Inter é e sempre foi um clube humanista, que fez, faz e sempre fará tudo pelo social, não é uma Copa do Mundo que irá torná-lo mais ou menos humanista. Quem precisa de um evento destes para provar algo pra alguém, não é de fato humanista, é oportunista!

O Inter precisa da Copa do Mundo para ser grande? Não, ele é! Por isto ele desconsidera a Copa do Mundo, por isto os colorados desconsideram a Copa do Mundo? Não, só que colorado não é gremista, a gente torce diferente. Colorado não precisa se preocupar em tentar ser o que não é, nós somos Campeões de Tudo! O colorado torce pelo time e age em prol do time, nosso time não é uma mania, é uma paixão! O colorado sabe que depois da Copa, o Inter continuará sendo o Inter, não por conta da Copa do Mundo, não por conta dos títulos do Inter, mas porque ser colorado é uma filosofia, um estilo de vida, é uma lógica, uma postura, uma emoção, ser colorado é ser orgulhoso de ser gaúcho e ser humano, se importar com as coisas reais, as que de fato importam e não com notícias sensacionalistas para vender jornal ou patrocínio.

Por isto, Srs. Blogueiros, digam o que quiserem dizer, os colorados confiam no Inter, com ou sem Copa do Mundo, com ou sem vitórias, com ou sem taças, pois ser colorado é mais que tudo isto, é algo que nos torna uma família, sejamos de qual etnia, crença ou sexo formos, os colorados se respeitam e respeitamos os outros. Daí a recíproca ser verdadeira, isto nem sempre ocorre, mas, dadas as raízes de alguns grupos que nos atacam, isto não nos surpreende mais. Infelizmente, tem gente que não sabe perder e se defende atacando tudo e todos, uma verdadeira metralhadora giratória, da política, se não é meu amigo, é contra mim! Agora o discurso é este: “ninguém queria nada de Copa do Mundo, isto foi invenção nossa”, mas, cederam seus direitos por vinte anos, para poder ter um Estádio novo e em tempo para o Evento, articularam tudo que podiam nos bastidores e com o discurso em uma rede de emissoras, diário, contra o fato, contra a Copa no Internacional, vibraram quando foi cancelada a Copa das Confederações aqui .

E agora dizem que nós é que não a queremos? Menos Né?! Beeem menos!!! Já que se julgam profissionais, que sejam isentos, sou blogueiro, mas não sou Jornalista, sou cientista político e como tal, minha obrigação é com o fato político, que neste caso está sendo manipulado por esta rede de comunicação. Os Jornalistas deveriam primar pela informação, mesmo em seus blogs pessoais. Talvez, postar neles as informações que não são postas no Jornal, que são filtradas, isto seria legal, divertido até, não fazer isto de desqualificar todo um time, toda uma torcida, toda uma filosofia. Bom, ao menos serviu para mostrar que ele de fato torce para o Grêmio, se era esta a sua intenção, conseguiu. Mas lembrem-se o Grêmio evoluiu, hoje aceita todos em seu Estádio, está mais do que na hora dos torcedores gremistas mais radicais evoluírem também!

Antonio Roberto Vigne
Reposta aos Blogueiros que atacam a torcida colorada do Evento da Copa do Mundo Reposta aos Blogueiros que atacam a torcida colorada do Evento da Copa do Mundo Reviewed by Redação on 13:22 Rating: 5

4 comentários

  1. Para quem não ganha nada a muito tempo,eles tem que fazerem alguma coisa,seja com nazismo,racismo e tantos outros tipos de preconceito,eles querem se mostrar.

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras... Eu em particular nunca pensei muito no Grêmio em relação a sede para a copa do mundo, apenas penso nas oportunidades de trabalho para Porto Alegre e cidades ao redor que este tipo de evento proporciona. É um evento gigante e uma divulgação mundial do nosso rico Estado e seu povo. O nome do Inter e do Estado estará estampado nos jornais e televisões do Mundo. Sou contra comparativos e ofensas do time azul, devemos ser soberanos e orgulhosos neste momento com nosso amado Internacional que com muita dificuldade conseguiu conquistar o mundo por forças próprias dentro das 4 linhas. Em relação a imprensa e times azuis, não lhe resta outra alternativa, latir, latir e latir...

    ResponderExcluir
  3. Airton, quero esperar que não seja nada tão forte como o nazismo, mas por certo tem raízes culturais com base no preconceito e na discriminação e por isto deve ser evitado.

    Há também uma clara inversão de discursos, no estilo da política norte americana da guerra fria: "big stick" (Grande porrete), ainda muito usada por lá, quem é meu amigo eu protejo, mas não me questionem ou deixará de ser meu amigo e ai passará a ser inimigo e irei pra guerra contigo.

    O princípio é este, para estes mais radicais, ser derrotado ou confrontado é algo inadmissível, ainda mais por grupos "inferiores". Perceba, é de fato cultural, o símbolo gremista tem sangue azul, é um Mosqueteiro, um nobre europeu, com capa e espada, o nosso é um símbolo nacional, o Saci, das lendas e mitologias brasileiras. O curioso do Saci é que ele é lenda em todos os Estados brasileiros, não só no Rio Grande do Sul. Estas raízes diferenciadas mostram que os grupos fundadores diferem em suas propostas sociais e humanas.

    Alguns ainda tentam manter isto vivo, pelo lado negativo, usam desta história para desqualificar conquistas dos adversários, humilhá-los, praticar bullying, até incitar ao ódio, inspirados por tais propostas. Não é difícil encontrar no Youtube ou em sites e perfis pessoais, pessoas que agem deste modo na web.

    O perigoso neste caso, não é eles agirem assim isoladamente, é uma pessoa ligada a meios de comunicação de massa propagar discursos de ódio e raiva, de conflito onde não há, entre torcidas, isto é um desserviço social e abre um precedente belicoso. Não é necessariamente um ato nazista, mas, fortalece o discurso dos que são extremados e radicais, por isto a minha nota de repúdio, ante deste fato! Ele deveria se retratar, no mínimo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Victor, uma pessoa tira conclusões daquilo que ela vê, mas as vezes o seu universo de pesquisa é limitado e pontual.

    Este Jornalista fez seu comentário com base em seu universo espacial, mas não é uma necessária realidade, ele expressou o comportamento de alguns colorados mais extremados, não a média que de fato pode nem se expressar e nem por isto é como ele descreve. Mesmo assim ele generalizou, colocou todos juntos em sua conclusão e ainda definiu padrões, isto é pejorativo, discriminatório e ofensivo. Não é uma boa prática de ação, ainda mais para quem se julga profissional da área.

    Onde está a responsabilidade com a isenção da informação jornalísta?

    ResponderExcluir