Um Case Internacional
O Inter já virou um case internacional e todos analisam e estudam de que modo o Clube saiu de um estado paquidérmico de longos anos sem título e com graves problemas financeiros e administrativos para se tornar o Clube mais vitorioso da última década.
Em meados dos anos 90 e 2000 o Inter amargava uma crise sem fim, não havia recursos, não tinha plantel, estava há vários anos sem ganhar nenhum título de expressão, percebia-se que sua torcida envelhecia e minguava a cada ano, enquanto via o rival empilhar títulos e a cada ano conseguir mais e mais torcedores.
No início desta década uma Diretoria comprometida teve uma grande percepção e resolveu apostar nas categorias de base, se propôs a ser um Clube formador de jogadores e investiu pesado na formação de atletas e concluiu que deveria se organizar e estruturar para vender no mínimo uma revelação por ano, o que permitiria um crescimento sustentável além de viabilizar o fortalecimento da equipe e do grupo de atletas.
Para tanto reorganizou e começou a tratar de modo profissional a estrutura das categorias de base, começou a dar valor e a observar atletas que realmente tinham possibilidade de estourar e se destacar no mundo do futebol e acabou com as escolhas por apadrinhamento e indicações. Criou ainda uma estrutura de observadores e de contatos em todos os Estados que se tornou responsável por selecionar e indicar atletas promissores e futuros talentos e esta nova postura operacional se mostrou bastante efetiva e ajudou a descobrir craques como Lúcio, Daniel Carvalho, Giuliano, Sandro, Nilmar, Rafael Sobis, Adriano, Alexandre Pato, Valter, Oscar, Damião e tantos outros.
O Inter ainda investiu pesado na reestruturação, reorganização e profissionalização de todas as Áreas, desde o a área de futebol, até o Departamento de Marketing o Clube começou a trabalhar com metas predefinidas o que abriu caminho para uma grande e completa modernização do Clube.
Outra inovação importante no Clube foi à aposta na ampliação e fortalecimento do quadro social, a criação do processo automatizado e corporativo de controle de associados e venda de ingressos e a concessão de benefícios e incentivos que juntamente com as conquistas auferidas nos últimos anos possibilitou um espetacular aumento no quadro social, colocando o Inter entre os 10 Clubes com maior número de associados no Mundo. Por fim deu um exemplo de democratização, possibilitando que seus torcedores participassem de forma direta e efetiva nas eleições e decisões do Clube e estas inovações e procedimentos até então inéditos tornaram o Inter um Case Internacional, digno de estudos e que tem servido de exemplo para Clubes nacionais e de fora do País.
Carlos Minossi – Blog Rádio Colorado
Um Case Internacional
Reviewed by Redação
on
18:01
Rating:
Nenhum comentário